Vários
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NATYELLE RESENES
ES
2013
NATYELLE RESENES
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho de disciplina apresentado ao Instituto de educação e Cultura – Ulisses Doyd –em Pós-Graduação e Pesquisa.
ES
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO7
2. DESENVOLVIMENTO18
2.1. A Afetividade e o Processo Ensino Aprendizagem 19
3. CONCLUSÃO23
4. REFERÊNCIAS 33
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho iniciou-se a partir de questionamentos sobre como a afetividade contribuiu para o seu sucesso escolar do aluno, principalmente, no que tange a questão da Psicologia na Educação.
A prática psicológica se faz presente na vida do ser humano desde o momento em que ele começa adquirir compreensão do mundo à sua volta.
O processo ensino-aprendizagem é uma tarefa árdua. Ainda há o agravante de que, muitas vezes, os próprios professores não estão bem preparados para sua missão, abrindo mão de um ensino significativo, criativo e prazeroso em detrimento da transmissão massificante, desgastante dos conteúdos curriculares dispostos nos livros didáticos.
Diante do exposto, este estudo objetiva analisar como a afetividade pode contribui com o processo psicológico da criança dentro do contexto escolar. Para isso se fez necessário um estudo bibliográfico onde questões pertinentes ao tema foram investigadas e analisadas com o intuito de compreender a importância dos vínculos afetivos no desenvolvimento da criança.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. A Afetividade e o Processo Ensino Aprendizagem
“Educar: um ato de amor”. É o que informa o grande pedagogo francês contemporâneo René Hubert, que complementa da seguinte maneira, “A educação é uma ação exercida de pessoa a pessoa.”
“Educar é um ato de