SUGGESTOPEDIA Fim
Método desenvolvido pelo psiquiatra-educador búlgaro Georgi Lozanov. É um conjunto de recomendações específicas de aprendizagem derivados de sugestologia, que Lozanov descreve como uma "ciência preocupada com o estudo sistemático do não-racional e/ou influências inconscientes" que os seres humanos estão constantemente respondendo.
• Baseia-se na sede de aprender do estudante, na estimulação rápida e sem esforço. Organizado de maneira que as funções conscientes e inconscientes, os aspetos lógicos e emocionais da aprendizagem e ativação de potenciais humanos estejam presentes na orientação do professor. • As relações que os estudantes estabelecem entre si nas aulas prolongam-se em atos de solidariedade, camaradagem, amizade no universo académico e no das relações sociais em geral.
• A importância em redescobrir a alegria e o prazer de aprender, num ambiente sem tensões e contrariedades, é uma preocupação permanente e dominante do método que preconiza uma grande concentração da atenção e, paradoxalmente, uma ausência de esforço e sofrimento.
• Foi desenvolvido para os alunos eliminarem a sensação não serem bem sucedidos e ou de associação negativa que eles possam ter ao estudar, e assim ajuda-los a superar barreiras de aprendizagem.
CARACTERÍSTICAS
• As características mais evidentes de
Suggestopedia
são a decoração, mobiliário e arranjo da sala de aula, o uso da música, a utilização de respiração ritmada, bem como o comportamento
“autoritário” do professor. Essas várias técnicas, incluindo arte e música, são utilizados pelos professores treinados.
FASES
1. Decifrando: O professor introduz a gramática e léxico do conteúdo. Na maioria dos materiais do texto em língua estrangeira fica na metade esquerda da página, com uma tradução na metade direita.
2. Sessão (ativa e passiva) Concert: Na sessão ativa, o professor lê o texto em uma velocidade normal, por vezes, entoando algumas palavras, e os alunos seguem. Na sessão passiva, os alunos relaxam e