Sugestão de dss
Nem sempre tratamos nossos pés com a atenção que eles merecem. O resultado são bolhas, calos, micoses e até alterações nos ossos. Mas não é difícil ter pés saudáveis!
Os pés precisam de cuidados especiais
Nossos pés merecem cuidados especiais. Eles são a base de sustentação do nosso corpo e trabalham o dia inteiro, mesmo quando não estão em movimento. Nem sempre, entretanto, são tratados com o carinho que merecem.
Por falta de costume ou mesmo de informação, muita gente costuma esquecer-se dos próprios pés na hora da higiene pessoal. Mas a verdade é que pequenos incômodos, como calos ou unhas encravadas, podem evoluir de simples desconforto para problemas anatômicos e estruturais mais sérios.
“O pé pode revelar-se uma fonte permanente de dores e de saliências esteticamente desagradáveis”, afirma o podólogo Orlando Madella Jr.
Cuidar da higiene dos pés evita problemas
Os pés necessitam de descanso e limpeza constantes. Apesar de terem sido projetados pela natureza para agüentar a pressão exercida pelo peso do corpo (parado ou em movimento), diariamente eles sofrem os abusos da vida moderna. Não há pé que passe ileso por uma fila que não anda, por exemplo.
Para compensar o desgaste, é fundamental mudar alguns hábitos e adotar medidas simples, que podem evitar complicações futuras. Como gastar alguns minutos a mais com a higiene local. Assim, é possível escapar de uma dolorida, feia e mal-cheirosa micose.
“Após o final da jornada diária, lave bem os pés. Não se esqueça de limpar entre os dedos, e de secar bem”, ensina Madella Jr. “Evite calçar sapatos antes que os pés sequem completamente ou tente usar um secador de cabelos para ter certeza de que estão totalmente secos”, sugere. “E faça uma hidratação com cremes”.
Sapatos apertados podem causar deformações anatômicas
Outra fonte inesgotável de desconforto para os pés são os sapatos. Saltos, modelagens e materiais inadequados são capazes de promover desde bolhas e calosidades até