Sugestão de atividades para AEE
Trabalho com alunos com deficiência da rede estadual de educação e a maioria deles apresenta deficiência intelectual, com paralisia cerebral e quase não encontro material específico como sugestão de atividades para trabalhar com esse publico alvo.
Todos os alunos atendidos estão “inclusos” nas salas de ensino regular, entretanto alguns deles ainda não conseguem acompanhar as atividades realizadas na sala de aula. Alguns por limitação motora outros por incapacidade de compreensão dos conteúdos.
Muitos professores se angustiam por não saberem lidar com eles. Outros, a grande maioria se ocupa em culpar os professores das salas de recursos. O que deveria acontecer, seria esses professores exigirem formação consistente para aprenderem a lidar com esses alunos.
Segue algumas das inúmeras atividades que poderão ser desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado com os alunos com síndromes ou deficiências: Jogos diversos: Dominó, dama, trilha, xadrez, resta um, boliche, pega-varetas, bingo de palavras, bingo de números, bingo de quantidade, bingo de figuras, jogo da memória, jogo da forca, caça-palavras, caça-números, sudoku, problemas de calculo mental, problemas com situações do dia-a-dia leitura de textos diversos: fábulas, literatura infantil, contos de fadas, jornal, recorte e colagem, pintura livre e de gravuras, desenho livre e de observação, reconto de histórias.
Objetivo dessas atividades é que o aluno(a) com deficiência ou síndrome, desenvolva a linguagem, o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade, intuição, imaginação, percepção.
Quando se inicia esse tipo de trabalho, por mais que a pessoa possua experiência, leitura e conhecimentos teóricos, a prática é que vai consolidar tais habilidades pois cada aluno(a) atendido possui uma subjetividade e as atividades são escolhidas de acordo com a necessidade apresentada.