Relatorio de atendimento especializado
Nome do aluno: PH
Data de nascimento: 14/12/2005. Idade: 5 anos
Deficiência: cegueira do olho direito e atraso global do desenvolvimento.
Série/ano: 2º período da Educação Infantil ano de 2011.
Escola pública regular da rede de ensino do Município de Ribeirão das Neves
Professora do AEE responsável pela experiência: Lucilene Gomes Machado.
2 . Objetivo geral Promover estratégias de atividades que possibilitem a socialização, o desenvolvimento da autonomia, a comunicação e a aprendizagem do aluno PH.
Segundo Sartoretto e Bersch;
“Estabelecer objetivos para o ensino é de fundamental importância para que as estratégias de aprendizagem sejam adequadamente escolhidas e para que o processo de ensinar seja reavaliado com eficiência pelo professor. Se o professor sabe o que deseja que seus alunos aprendam certamente ficará bem mais fácil criar atividades, selecionar recursos e avaliar. ’’
3. Descrição do caso
PH nasceu em 14 de dezembro de 2005, tem 5 (cinco) anos e foi matriculado no Centro Solidário de Educação Infantil Douglas Ferreira de Freitas, no Município de Ribeirão das Neves, desde a creche, no ano de 2008. Apresentava-se como uma criança saudável, ativa e feliz. Era afetuoso com todos, em especial com a mãe. Filho caçula de uma família composta de mais dois irmãos já adolescentes, PH entrou para o maternal da escola, em tempo integral, aos dois anos de idade, devido à necessidade que a mãe tinha de trabalhar para manter o sustento da família, pois era arrimo da mesma e não dispunha de qualquer ajuda financeira do pai dos filhos. Na escola, interagia com colegas, brincava com os mesmos, subia e descia degraus, bem como nos brinquedos do parquinho. Sempre participava de brincadeiras coletivas demonstrando capacidade de compartilhar os brinquedos que eram disponibilizados pela professora.
No ano de 2009, PH foi atropelado por um carro em frente a sua