Sucesso em uma negociação
Planejar é fundamental, identificar pontos positivos e negativos. Colher informações, criar estratégias são pontos essenciais, para reduzir as incertezas. Quanto mais informação tem o negociador, mais poder ele terá. A habilidade de se utilizar adequadamente as informações e estratégias, no momento certo conduz o sucesso em uma negociação.
Quanto mais perguntas você fizer tem mais chances de saber como o outro se sente em relação ao assunto, portanto as perguntas determinam o fluxo da conversa. Não deixe seu oponente notar uma fraqueza sua, ele não terá pena. “Ler” as necessidades do cliente e reúna toda a informação que o ajude a customizar a sua negociação, dando ao cliente sinais claros de que o conhece e de que vai satisfazer as suas necessidades.
Imagine-se do outro lado e sempre pense em ganhos mútuos, outro ponto a ser lembrado, conheça muito bem as suas fraquezas e prepare-se cuidadosamente para as obstáculos, defina os objetivos que deseja atingir.
Mentir também não é uma boa solução, são raras as negociações que se resumem a um contato. Se mentir um dia será certamente descoberto, comprometendo a sua credibilidade e a da sua empresa, seja sempre justo. Não revele os seus objetivos muitas vezes é “O segredo é a Alma do Negócio”. Seja flexível construa confiança e favoreça um ambiente de concretização.
Aprenda a resistir à pressão e não se deixe envolver em climas de competição. Obter sucesso em uma negociação é conseguir o melhor resultado possível, nem sempre 100% de ganho, trata-se de fazer o melhor acordo possível, de modo a buscar uma negociação que traga um resultado positivo para todas as partes envolvidas. Para alcançar sucesso o negociador deve fazer uso de certas habilidades. Tais habilidades não nascem com os negociadores,