Sucesso na negociação
Além disso, as duas partes ou mais, tem que estar de acordo com oque esta sendo proposto na negociação, para que todos saiam satisfeitos, não adianta apenas um lado sair com ar de satisfação, a outra achando que toda aquela negociação foi um fiasco.
Se isso acontecer não vai ter um grande sucesso na negociação, às vezes conquistando um ganho total não quer dizer sucesso tem que ter certeza que todas as partes saíram satisfeitos.
Para ter uma negociação com êxito, o negociador tem quer algumas “cartas na manga”, para que chegue na hora de negociar esteja preparado para a batalha por assim dizer. Essas “cartas na manga” nada mais é do que habilidades adquiridas pelo negociador ao longo da vida, sendo elas estudadas para poder desempenha-las ou nascendo para ser um negociador, desde criança, sendo um negociador nato.
O negociador tem que adquirir o maior numero possível de informações do seu oponente, para que na hora possa desempenhar um papel excelente, articular seus objetivos, sempre focado. E tem que orquestrar o tempo, sabendo o momento certo para cada coisa, porque o tempo é muito importante e o negociador tem que usa-lo com sabedoria sendo muito eficiente.
Na hora do negociador começar a falar ele tem que pensar que ele não esta sozinho ali, se é uma negociação é porque tem outras partes envolvidas, então pode falar, mais acima de tudo, saiba ouvir muito mais, só assim o negociador vai poder ir desenvolvendo tudo aquilo que ele estudou do oponente e mais aquilo que ele esta colhendo na negociação, porque ouvindo, ele vai estar concentrado e atento para que em um deslize do oponente ele de “xeque-mate” cercando-o de maneira que não sobre muitas alternativas para a outra parte, mais fazer de maneira que o oponente não se sinta pressionado, ele tem que ficar satisfeito também sem saber que esta encurralado completamente, é cada um defendendo o