Subsistemas de Gestão por Competência
Para conseguir implantar uma gestão por competência que "funcione" e traga resultados, o primeiro passo é ter claro a missão e visão da empresa, e o planejamento detalhado do quanto a empresa quer crescer e de que forma este crescimento será conduzido.
A partir daí, é possível desenvolver os subsistemas de gestão por competências:
- Mapeamento do Perfil de Competências: consiste em enumerar quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que as pessoas que compõem a empresa precisam ter para que este planejamento se concretize. Por exemplo: sólidos conhecimentos no ramo de negócio, tendências de mercado, conhecimentos em áreas específicas, habilidades em vendas, habilidades em ferramentas administrativas, proatividade, capacidade de concentração, entre outras.
- Mapeamento e Mensuração por Competências de Cargos e Funções: consiste em distribuir as competências mapeadas no subsistema anterior entre os cargos da organização. E além de determinar quais, é preciso também quantificar. Por exemplo, um cargo de vendedor precisa ter mais capacidade de comunicação do que um cargo de auxiliar contábil, que precisa de concentração e atenção aos detalhes.
- Seleção por Competências: consiste em contratar as pessoas através de técnicas que venham a identificar as competências do candidato e a escolha será em razão do maior número de competências encontradas.
- Avaliação por Competências: consiste em avaliar o desempenho das pessoas quantificando e qualificando suas competências, de acordo com o mapeamento para seu cargo e função.
- Plano de Desenvolvimento de Competências: considerando que na avaliação por competências podemos verificar quais são as competências desejáveis que nossos colaboradores ainda não possuem, traçamos um plano de treinamento objetivando suprir essas carências.
- Avaliação de Eficácia das Competências: este subsistema consiste em avaliar o subsistema de Mapeamento do Perfil de