Qualidade de vida e Estresse no Trabalho
ESTRESSE NO TRABALHO
2013
QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE NO TRABALHO
Qualidade de vida nas organizações é um assunto bastante discutido atualmente. No mundo contemporâneo as organizações estão cada vez mais investindo em programas de qualidade de vida, objetivando sua sobrevivência. Pois se acredita que o sucesso das empresas é determinado pelas ações voltadas para a qualidade, com o intuito de reduzir custos, aumentar a produtividade e satisfação do cliente interno e externo. (Silva, 2007)
Assim a preocupação das organizações com a qualidade de vida no trabalho é fundamental, portanto atualmente exige organizações flexíveis, sistêmicas e criativas, onde nota-se que sistema vivo tem integridade. (Silva, 2007)
Em nosso estudo conversamos com algumas pessoas, em cargo de liderança, que trabalham em diferentes companhias, a fim de perceber como os líderes pensam e atuam sobre o tema “Satisfação e estresse na empresa”, sendo assim o posicionamento do grupo foi amplo, permitindo que o entrevistado trouxesse seu ponto de vista sem direcionamentos. Segundo R. L., gerente de planejamento de processo de uma empresa nacional, para atingir a satisfação no trabalho, é necessário clareza sobre o funcionamento da empresa. “É necessário ter as metas, objetivos e a cultura da empresa, claros para o funcionário. Um plano de carreira a médio prazo (de dois a três anos) também é fundamental. Os funcionários têm de se sentir importantes e ter seus objetivos claros para assim conseguir uma promoção na carreira.”. Nesta conversa Renato também salientou a seriedade do feedback. “É importante manter ativo o retorno do feedback. Muitas empresas não tem isso e causa muito estresse, pois o funcionário não sabe se está fazendo algo certo, se não está... Mas tem que ser um feedback formal, não de cafezinho. Tem que ser buscada a realização de todos os fatores.” Com a ênfase do feedback