Stress
A palavra "Estresse" vem do inglês "Stress" que significa esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno.
“Stress” é a denominação dada a um conjunto de reacções orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça sentir muito feliz.
“stress”, não é uma doença, é apenas a preparação do organismo para lidar com as situações que se apresentam, sendo então uma resposta do mesmo a um determinado estímulo, a qual varia de pessoa para pessoa.
A organização mundial de Saúde afirma que o “stress” é uma "epidemia global".
A vulnerabilidade individual e a capacidade de adaptação são muito importantes na ocorrência e na gravidade das reacções ao processo de "stress". O desenvolvimento do processo de "stress" depende tanto da personalidade do indivíduo como do estado de saúde em que este se encontra (equilíbrio orgânico e mental), por isso nem todos desenvolvem o mesmo tipo de resposta diante dos mesmos estímulos.
Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, alterações de metabolismo, uso de alguns medicamentos, de álcool, de drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas de trabalho, filhos, cônjuges, pais, carro quebrado, Marginal parada e etc., vão fazendo com que nosso corpo produza quantidades anormais de Adrenalina.
Sinais do stress:
Diminuição do rendimento, distracções
Insatisfação com tudo.
Insónia, sono agitado, pesadelos.
Irritabilidade, explosividade.
Diminuição da concentração e memória.
Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
Uso de férias, feriados e finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar e se divertir.
Ocupar cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer.
Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas.
Sensação de monotonia.
Doenças que advém do