Ensaio de tração
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Materiais
Engenharia Mecânica
Relatório
De
Ensaio
De Tração
João Pessoa
2011
ENSAIO DE TRAÇÃO DE UM CORPO DE PROVA FEITO EM AÇO 1020
Relatório apresentado ao curso de engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba, para obtenção da 5ª nota da disciplina Materiais de construção mecânica.
Introdução ao Ensaio de tração
Consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material. A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do prove-te, no caso de matérias com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a menos que um defeito interno no material, fora dessa região, promova a ruptura do mesmo, o que raramente acontece.
A precisão de um ensaio de tração depende, evidentemente, da precisão dos aparelhos de medida que se dispõe. Com pequenas deformações, pode-se conseguir uma precisão maior na avaliação da tensão ao invés de detectar grandes variações de deformação, causando maior imprecisão da avaliação da tensão. Mesmo no início do ensaio, se esse não for bem conduzido, grande erro pode ser cometido, como por exemplo, se o provete não estiver bem alinhado, os esforços assimétricos que