sTARBUCKS
O livro, já esteve em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do NY Times, mostra a liderança como fator imprescindível na busca e manutenção do sucesso de qualquer organização e revela as estratégias adotadas por Schultz, enquanto CEO, para conseguir manter a estabilidade da empresa, mesmo em períodos como o da crise de 2008, ajudando a Starbucks a se transformar em uma das principais no seu ramo e atuante mundialmente.
Em 2008, Howard Schultz tomou a decisão sem precedentes de reassumir a posição de CEO da Starbucks, oito anos depois de deixar o cargo e ter assumido a função de presidente do Conselho. Neste livro, ele compartilha a notável história de seu retorno e da transformação contínua da empresa, mostrando como, durante um dos períodos mais tumultuados da história econômica, a Starbucks conseguiu novamente rentabilidade e sustentabilidade sem sacrificar seu lado humano.
Por meio de uma narrativa atraente, o autor documenta o amadurecimento de uma marca, assim como o de um empresário, além de representar sua filosofia de liderança: Não basta apenas vencer, mas vencer do jeito certo. “Não se trata apenas de ganhar, mas o caminho certo para vencer.”
No livro em sua última análise, ele dá aos leitores o que ele se esforça para oferecer a cada dia, um sentimento de esperança de que, não importa como os tempos são difíceis, o futuro pode ser tão ou mais bem sucedido do que o passado e qualquer um define o seu sucesso.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 VALORES DA STARBUCKS:
MISSÃO:
Declaração de missão da Starbucks:
“Nossa missão: inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.”
Abaixo estão os princípios que norteiam o dia a dia da companhia:
O café: Sempre foi e sempre será uma questão de qualidade. A marca é apaixonada por obter os mais refinados grãos de café de maneira ética, fazer a torrefação deles com muito cuidado e melhorar a vida das pessoas que os cultivam.
Funcionários