Starbucks
Starbucks
História, missão, visão e valores
SLIDE 2
Breve história de sua fundação, missão, visão e valores
Rápido histórico
A história da Starbucks é uma das mais notáveis do mundo dos negócios das últimas décadas; ela mudou o modo americano de consumir café, transformando o produto em uma obsessão nacional.
A Starbucks surgiu em 1971, na cidade de Seattle, como iniciativa de três sócios apaixonados por café - os professores Jerry Baldwin e Zev Siegel, e o escritor
Gordon Bowker. A princípio, a empresa vendia apenas grãos de café, provenientes de várias partes do mundo, e outras mercadorias relacionadas ao café no varejo. O nome, inspirado em um personagem do livro Moby Dick, evocava o romance do alto-mar e a tradição dos primeiros navegadores que comercializaram o café:
STARBUCKS.
Em 1981, à procura de um desafio maior, Howard Schultz, na época vice-diretor de uma empresa de utensílios domésticos, ficou interessado naquele pequeno varejista de Seattle. Já na primeira visita à Starbucks, Schultz empolgou-se com o clima e com a qualidade do café. Um ano depois, ele largou o emprego e assumiu o cargo de diretor de operações de varejo e marketing na Starbucks.
SLIDE 3
SURGE O CONCEITO DE COFFEE BAR
(bar de café expresso ou cafeteria)
Durante uma viagem à Itália em 1983, Schultz entrou em contato com o conceito de
Coffee bar (bar de café expresso ou cafeteria), muito popular no país. Ao ver o enorme sucesso dos Cafés italianos, resolveu trazer essa proposta para a
Starbucks, mas os proprietários recusaram a idéia. Schultz não se deixou demover de seu propósito, e então deixou a companhia e fundou, em 1985, sua própria companhia de Coffee Bars, a Il Giornale. Esta passou a oferecer café normal e expresso, além de outras bebidas feitas com grãos de café da Starbucks.
Em 1987, a Il Giornale adquiriu a Starbucks e passou a se chamar Starbucks
Corporation, começando assim um rápido processo de expansão. Já em 1995, a
Starbucks abria uma nova loja quase