Stalinismo
Introdução
Muito da história de Stalin contribuiu para a formação da construção histórico-social do Stalinismo, entretanto, não podemos cometer o erro de acreditar que este se reduz às questões da personalidade deste primeiro. Para esclarecer alguns fatos e desmistificar outros, faremos uma breve análise de sua biografia a fim de entender quais foram estes pontos de contribuição, salientando que o que nos interessa mais é o contexto em que sua vida se desenrolou. Daremos também um foco de luz no desenvolvimento do socialismo na Rússia, a relação das teorias de Marx e como tudo começou.
Acredita-se que o termo ‘Stalinismo’ foi usado pela primeira vez em 1929 por Trotski.
Um dos acontecimentos mais marcantes da história, esteve sempre associado ao socialismo revolucionário, que, por sua vez, tem sua base nas teorias de Marx – é aqui neste ponto que muitos usam para acusar toda a esquerda de terrorista, ditatorial e afins.
Faremos, em separado, uma análise de cada ponto desta história a fim de desconstruir falácias.
Stalin
Filho de um sapateiro ex-servo e uma lavadeira, Stalin nasceu sob o ano de 1879, ao dia 21 de dezembro. Batizado com o nome de Joseph Vissarionovich Djugashivile, era um excelente aluno em um colégio de padres ao qual estudou no período de 1888 a 1893 incentivado por sua mãe.
Foi neste seminário que se sentiu atraído pelos ideais revolucionários. Cercado por uma efervescência revolucionária – que, por sua vez, se deu graças às agitações operárias produzidas pela industrialização na cidade – estabeleceu relações com os trabalhadores da Tíflis – capital do Cáucaso, onde ficava o seminário – e graças à isto acabou sendo expulso pelos padres em 1899.
Stalin nunca mais freqüentou escolas.
Sua carreira política começou em 1900. Neste período, Lênin – que estava exilado - criou o período Iskra (A Centelha), núcleo do futuro partido comunista russo – bolchevique. Aceitando a proposta leninista, Stalin passa a integrar a direção