paper de servi o social
Daiane Souza
Prof.ª ...................
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES 0182) – Prática do Módulo III
26/06/2014
RESUMO
No cenário atual, onde as desigualdades se destacam, a ética profissional mostra-se como um desafio em nossa vida social. Para essa compreensão, é necessário entender a relevância da ética na sociedade e na vida profissional. Cada profissão é regulamentada pelo seu código de ética, servindo para normatizar as ações. Isto posto, qual a importância da ética para o profissional do Serviço Social? Dessa forma, este trabalho propõe a reflexão a respeito da questão ética, do entendimento de sua importância e dos fundamentos na formação do profissional. O estudo envolve desde a origem da profissão até os segmentos atuais, apontando para a importância da compreensão da ética na formação profissional.
Palavras-chave: Ética; Serviço Social; Formação Profissional.
1 INTRODUÇÃO
O referido paper tem como finalidade refletir sobre a aplicabilidade do Código de Ética Profissional na prática dos Assistentes Sociais. Em virtude do Projeto ético-político dos profissionais de Serviço Social, materializando entre outros pelo Código de Ética de 1993, o qual enfatiza e prioriza a ampliação da cidadania. Esta é considerada tarefa primordial de toda a sociedade com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras, e revela-se como um dos princípios fundamentais a serem operacionalizados pela profissão (Código de Ética dos Assistentes Sociais, 1993).
O Serviço Social possui também, como princípio, o posicionamento a favor da igualdade e da equidade social, opção por um projeto social, vinculado ao processo de contribuição de uma nova ordem societária, sem dominação e exploração de classe, etnia e gênero. Por isso, o Assistente Social, no exercício da profissão, precisa ter como pilar central a ética profissional.
Portanto, os