Paper Tica Profissional No Servi O Social
Isabela Silva Diniz
Prof. Orientador: Adriana Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Habilitação Serviço Social – Prática Módulo III
10/03/2014
RESUMO
O presente paper tem o objetivo de contribuir na reflexão sobre o exercício profissional do assistente social baseado na ética e de acordo com o atual desenvolvimento social do país visando exigências e complexidades do trabalho coletivo e a necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar com coesão dos profissionais em torno de valores morais e finalidades de bem comum.
Observa-se aspectos relevantes quanto às diretrizes do Código de Ética do Serviço Social, e enfatiza sobre a necessidade das ações profissionais estarem de acordo a seus princípios. Apresenta também a importância do comportamento ético nas relações pessoais, profissionais e em sociedade.
Palavras chave: Ética profissional, Desenvolvimento social, rede assistencial.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Karl Marx, o trabalho é fundamental para o desenvolvimento social. É através dele que o ser humano desenvolve o diferencial de outros seres, pois, permite-se através das atividades, conquistar capacidades essenciais como a sociabilidade, consciência e liberdade para o convívio em sociedade.
Na vida cotidiana , o indivíduo se socializa, aprende a responder as necessidades práticas imediatas, assimila hábitos, costumes e normas de comportamento. Algumas atividades como o trabalho, a arte, a ciência, a filosofia, e a política permitem uma ampliação da relação consciente do indivíduo. Todas elas estão associadas com valores e mostram a capacidade moral e ética do ser social.
O desenvolvimento da sociabilidade instituiu novas necessidades, dentre elas a moral. O antagonismo entre a liberdade e o campo das necessidades, fundado nas determinações socioeconômicas da burguesia evidenciaram que as necessidades socioeconômicas são a base primária das possibilidades de liberdade, o que coloca