IDEOLOGIA
Aline Aguiar
Barbara Balthazar
Beatriz Dias
Elaine Lorena
Gabriela Ferreira
Luciene Lima
Mariza Silva
IDEOLOGIA SEGUNDO ALTHUSSER
Belém
2014
Aline Aguiar
Beatriz Dias
Elaine Lorena
Gabriela Ferreira
Luciene Lima
Mariza Silva
IDEOLOGIA SEGUNDO ALTHUSSER
Trabalhoapresentado à disciplina Fundamentos T.M do Serviço Social II, como requisito para obtenção de conceito parcial na 1ª Avaliação Regimental do curso de Serviço Social da FAMAZ do 3º período.
Professora/orientadora: Rosiane Torres
Belém
2014
1. RESUMO
O seguinte trabalho tem como objetivo principal explanar de forma sucinta, e de fácil acesso o conceito de Louis Althusser sobre Ideologia, e indispensavelmente sobre o filósofo.
ABSTRACT
The following paper aims to explain succinctly and easy on the concept of Louis Althusser on Ideology and indispensably about the philosopher.
2. INTRODUÇÃO
Para Marx “ideologia é uma construção imaginaria, um puro sonho, um vazio inútil, constituído pelos resíduos diurnos da única realidade plena e positiva, a da história concreta de indivíduos concretos, materiais produzindo materialmente sua existência”.
Para Louis Althusser, a ideologia consiste em um sistema dotado de uma lógica e de rigor próprios de representação (imagens, mitos, ideias, conceitos etc.) que possuem existência e um papel histórico no seio de dada sociedade, sendo que, se adotada tese anterior teríamos um desconhecimento do funcionamento mesmo da estrutura social. Sendo que sua teoria geral, seria na ideologia que os homens representam o mundo para si mesmos, porém este nunca é tal como ele existe efetivamente, mas sim um mundo marcado pela intervenção humana. O que é nele representado é sua relação com as condições reais de existência efetivamente. É esta relação que está no centro de toda representação ideológica. Os indivíduos pouco