Stalinismo
Centro de Educação e Ciências Humanas
Departamento de Ciências Sociais
Stalinismo
Disciplina: História Moderna e Contemporânea
Docente: Marco Villa
Aluno: José Aurélio Hebling Chinelato RA: 553972
2013 Na linguagem contemporânea, a palavra "stalinismo" passou a incorporar uma gama de ideologias, posições políticas específicas, formas de organização social e tendências políticas. Isso faz chegar à definição do núcleo de "stalinismo" difícil, mas não impossível.
Em primeiro lugar, o stalinismo deve ser entendido como a política de um estrato político, especificamente, o stalinismo é a política da burocracia que paira sobre um Estado operário. Sua primeira manifestação foi na União Soviética, onde o stalinismo surgiu quando setores da burocracia começaram a expressar seus próprios interesses contra aqueles da classe trabalhadora, que tinham criado o estado dos trabalhadores através de uma revolução para servir os seus interesses de classe.
A Rússia Soviética era um Estado operário isolado, e seus problemas de desenvolvimento eram profundos. O movimento socialista, incluindo os líderes bolcheviques na Rússia, nunca tinham se confrontado com esses problemas. A principal delas foi a de que a Rússia era um país atrasado e dominado pelos camponeses, o "elo mais fraco da cadeia capitalista", e teve que lutar por sua sobrevivência dentro de um mundo imperialista. Este desafio foi agravado pela derrota da revolução na Europa, especialmente na Alemanha. Do ponto de vista social, então, o stalinismo é a expressão dessas pressões do imperialismo dentro do estado dos trabalhadores. A política do stalinismo fluxo destas pressões.
Os princípios políticos do stalinismo giram em torno da teoria do socialismo em um país desenvolvido por Stalin para combater a teoria bolchevique que a sobrevivência da Revolução Russa dependia revoluções proletárias na