Stalinismo
O termo totalitarismo se aplica inicialmente aos chamados regimes de direita, como o fascismo e o nazismo. Mas a partir de 1929 o seminário Time passa a usar o termo para se referir também ao regime soviético, caracterizado pelo estado unitário, de partido único.
Ditadura do proletariado
É considerada uma democracia pelos marxistas, pois todos teriam acesso ao poder, já que os sovietes são compostos por deputados escolhidos entre os diversos segmentos sociais, como operários, soldados e camponeses. Além disso, a propriedade coletiva dos meios de produção reverteria, para todos, os benefícios da produção, antes usufruídos por alguns pouco previlegiados.
No entanto, a ideia do gradual desaparecimento do Estado não se concretiza. O partido único torna-se onipotente, sendo proibidas as oposições em seu interior. A liberdade de expressão e de imprensa é reduzida. Proliferam os campos de concentração de trabalhos forçados e os hospitais psiquiátricos. Instaura-se o terror, justificado pela necessidade de fortalecimento da ideologiaoficial ameaçada. O poder é cada vez mais centralizado e cresce o culto à personalidade de Stálin.
A Ação Totalitária
Com Stálin a teoria degenera em dogmatismo e se impõe independente da experiência vivida, negando qualquer forma de pensamento divergente.
A ação totalitária ainda é possível porque a administração do terror é científica, sustentada pela tecnoburocracia. Essa organização, importada do capitalismo ocidental, baseia-se no regime de divisão racional do trabalho e se estrutura em uma rede de microorganismos, o que permite o controle da máquina do Estado.
Após a morte de Stálin e ascensão de Kruchev, inicia-se o processo de desestalização, com a denúncia dos crimes e violência, a destruição do culto à personalidade e crítica ao dogmatismo.
O Autoritarismo
Diferenças entre regimes totalitários e autoritário ...
Ambos cerceiam as liberdades individuais em nome da segurança