Stakeholders
São os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, planejadores, acionistas, fornecedores, governo e demais instituições que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.
É qualquer indivíduo ou entidade que afete as atividades de uma empresa. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman, que defendia a ideia da interferência dos stakeholders como fundamental no planejamento estratégico.
Um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores.
Toda interferência, desde a sugestão de um fornecedor até a reclamação de um consumidor, visa aumentar o nível de satisfação a respeito dos produtos da empresa e aprimorar todos os processos de trabalho. É necessário o envolvimento e capacidade de considerar as opiniões e projetos que possam cercar e adentrar numa empresa.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder http://ogerente.com/stakeholder/2007/02/23/o-que-e-um-stakeholder/ http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1828
Um conceito muito usado em projetos é o de “Stakeholder”. De forma bem simples, podemos definir um stakeholder como sendo qualquer pessoa ou organização que tenha algum interesse no projeto ou que são afetadas por ele. Neste caso, qualquer interesse ou participação, sendo positiva ou negativa.
Na experiência em vários projetos, uma atividade que vejo como muitas vezes crítica para o sucesso do projeto, e que na maioria dos casos não recebe uma atenção que deveria ter, é a identificação dos stakeholders, ou partes interessadas, como vários autores aqui no