Stakeholders
O presente trabalho tem como objetivo explicitar o significado do termo stakeholders bem como mostrar suas aplicações e usos.
A origem do termo
A criação do termo stakeholder é atribuída ao filósofo Robert Edward Freeman. Seu primeiro uso foi em um memorando interno do Stanford Research Institute cujo contexto permitia a interpretação de "grupos em que sem seu apoio a organização deixaria de existir".
Os stakeholders
Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse ou seja afetado pela empresa ou projeto. São primariamente os investidores, colaboradores, clientes e fornecedores de uma corporação. Em um sentido mais amplo também se qualificam como stakeholders a comunidade e o governo.
Classificação
Os modelos empresariais mais comuns são os seguintes: baseados em stakeholders e em shareholders (acionistas). No primeiro tipo existe a visão de que a companhia atua como uma organização social que deve gerar benefício aos parceiros do negócio ou às partes interessadas. Devido à sua visão de valor retributivo à sociedade que pertence este é conhecido como o modelo de responsabilidade social.
O modelo de shareholders foi predominante durante toda a era industrial e tem a visão de que a companhia deve trazer benefícios aos acionistas; sendo assim classificado como de responsabilidade financeira. Nele o sucesso da empresa se baseia simplesmente em seu lucro.
Teoria dos Stakeholders
Os stakeholders estão intimamente ligados à empresa, logo é de suma importância que a organização entenda quem são eles, quais seus interesses e como atuam. Freeman considerada uma larga gama de partes interessadas e a formalização da teoria depende de como atender a todas essas partes.
A teoria denominada Stakeholder Salience, de Mitchell, Agle e Wood, é a mais discutida e utilizada atualmente. Os autores defendem que as partes interessadas devem ser classificadas de acordo com os critérios de poder,legitimidade e urgência; estabelecendo assim prioridades