Stakeholders
Stakeholder significa público estratégico. Em inglês “stake” significa interesse, participação, risco. “Holder” significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente.
O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert Edward FREEMAN. Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. Os stakeholders são elementos fulcrais em termos de planejamento estratégico de uma empresa ou organização.
Os stakeholders são designados em todos os segmentos que influenciam ou são influenciadas pelas ações de uma organização, fugindo do entendimento de que o público alvo de uma organização é o consumidor. Segundo FREEMAN, o termo stakeholders refere-se a grupos que têm direito legitimado sobre a organização.
Numa organização pode se identificar seus stakeholders como: mídia (publicidades, área de marketing), fornecedores, meio ambiente, serviços ou processos terceirizados, concorrentes, acionistas, clientes, comunidade, enfim, a uma série de processos físicos ou jurídicos de uma organização que pode ser considerada um stakeholders, desde que haja sempre a interação com a mesma. Algumas empresas adotam o stakeholders como um pilar da política de gestão interna, e, para um maior entendimento de seus colaboradores, pode-se usar o termo público interno e externo, que seria uma tradução da palavra stakeholders.
BOWDITCH e BUONO (1992) definem stakeholders como: “grupos ou pessoas identificáveis que uma organização depende para sobreviver: acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e entidades governamentais.
Participação dos stakeholders Magazine Luiza
A conduta ética permeia as relações do Magazine Luiza com todos os seus públicos: Colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, governo e sociedade civil.
Os