Logistica - Engenharia de trafego
1) Engenharia de tráfego exerce uma enorme influência no nosso dia-a-dia. Uma simples movimentação de pessoas já é relacionada ao tráfego. Para desempenhar um bom tráfego urbano, precisa-se de informações relacionados aos fluxos das vias. Para um bom gerenciamento do controle de tráfego urbano, podemos associa-los nos tempos de funcionamentos dos semáforos que existem em cada via urbana, para solucionar conflitos e garantir a segurança dos usuários que utilizam as vias. O controle dos tempos dos semáforos tem como principio, agilizar o fluxo das vias, conforme um plano pré-determinado sobre os levantamentos feitos do local. A otimização do tráfego urbano é um problema das maiorias das grandes cidades modernos do mundo, que pode ser resolvido com uso do controle do tempo dos semáforos.
2) Muitas cidades convivem com o problema no qual o texto cita, não somente cidades de médio e grande porte, mais os menores também sofrem se não houver um estudo no tráfego urbano podem ocasionar muitos problemas mesmos tendo uma frota pequena na cidade. Um da realidade é na cidade onde moramos “Lins” que temos lugares que não necessitam de semáforo e lá existem, ou semáforos com temporizador que demora demais para abrir e problemas nas vias que ocasiona bloqueio na via, fazendo que os motoristas utilizem desvios mais longos e demorados, por causa do aumento do tráfego na via, ocasionando lentidão e problemas na malha viária.
3) A conclusão que podemos chegar é que uma cidade que tenha um departamento de trânsito eficiente que faça um estudo detalhado antes de implantar um semáforo, um desvio, programar o tempo de cada semáforo e um controle do tráfego urbano ágil e eficaz melhora o tráfego urbano, fazendo que os usuários possam trafegar e utilizarem as vias com mais segurança e rapidez e fazendo a administração pública possa economizar com um estudo e levantamento do tráfego urbano e da malha viária do município, por saberem quem e quais