Relacionamento interpessoal
A autoconsciência também faz parte da rotina, é saber conhecer os limites, princípios e personalidade. Dentro do conhecimento da autoconsciência desenvolve tais competências como auto-avaliação: avaliação de si próprio, conhecimento sobre seus pontos fortes e fracos. Percepção emocional: a capacidade de saber lidar com as próprias emoções não deixando afetarem as tomadas de decisões. Autoconfiança: confiança naquilo que se deve fazer segurança.
Tudo isso faz parte do contexto referente à nossa Inteligência Emocional. (...)A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
O psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional", mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais.
As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.
Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as