Sorvete etapas de fabricação
A base principal do sistema APPCC foi desenvolvida pela Pisbury Company e contou com a colaboração e participação da The National Aeronautics on Space Agency (NASA), The Natick Laboratories of the U.S. Army e do The U.S Air Force Space Laboratory Project Group.
O início do desenvolvimento do Sistema APPCC se deu na década de 60, quando a NASA solicitou a Pillisbury Company para produzir alimentos, e que poderiam ser usados em condições de gravidade zero em naves espaciais que fossem tão próximo quanto possivel dos 100% de garantia de ausência de contaminação por microrganismos patogênicos, toxinas, produtos químicos e fisícos que pudessem causar algum problema á saúde dos astronautas.
A conclusão foi de que o único caminho seria desenvolver um sistema onde o foco de trabalho seria baseados em conceitos preventivos, isto é, todas as etapas de preparação do alimento deveriam estar sob controle, iniciando pelas matérias primas, seguindo pelo processo, ambiente, pessoas, estocagem e finalizando no sistema de distribuição e consumo.
PRÉ REQUISITOS PARA O SISTEMA APCC
O sistema APPCC não é a primeira etapa para a implantação de um programa voltado a segurança e qualidade do produto.Antes de pensar nessa metodologia, é imprescindível a implementação da Filosofia 5S, Boas Praticas de Fabricação (BPF/GMP) e os Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO/SSOP). As Boas Práticas Agrícolas (GAP-Good Agricultural Pratices) também são incorporadas como pré requisitos, assim como os Programas de Redução de Patógenos ( Pathogenes Reduction Program- PRP).
APLICAÇÃO E RESPONSABILIDADE
A empresa deve fornecer as condições previstas neste manual para que o Sistema de APPCC seja implantado e cumprido, bem como a seus pré-requisitos.
É de responsabilidade das diretorias, gerências e chefias assegurar que todos os funcionários executem as atividades estabelecidas no Sistema APPCC.
GESTÃO DA QUALIDADE
A APPCC é uma técnica de