SORVETE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA DE ALIMENTOS
Curso de Bacharelado em Química de Alimentos
Disciplina de Seminários em Alimentos
PROCESSAMENTO DE SORVETES
LISÂNIA DE PAULA SANTOS XAVIER
Pelotas, 2009
LISÂNIA DE PAULA SANTOS XAVIER
PROCESSAMENTO DE SORVETE
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Bacharelado em Química de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas como requisito parcial da disciplina de Seminários em Alimentos
Orientador: Professora Carla Mendonça
Pelotas, 2009
Aos meus pais, Ionir e Iane,e minha afilhada Stephanie, com muito amor, por todo carinho e apoio. Não somente para realização deste trabalho, mas por todos os momentos de minha vida.
Agradecimentos
Agradeço a minha família por toda a colaboração e apoio. Aos meus amigos pela compreensão e pelo carinho. E a todos aqueles que me ajudaram na realização deste trabalho, pela compreensão auxilio e carinho.
Resumo
XAVIER, Lisânia de Paula Santos. Processamento de sorvete. 2009. 48f. Trabalho acadêmico – Graduação em Química de Alimentos. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
O sorvete é o produto obtido pelo congelamento, sob contínua agitação de uma mistura preparada e pasteurizada. Esta mistura contém produtos lácteos ou não, açúcar, corante, flavorizante, estabilizante e emulsificante em diferentes proporções, visando atender a padrões mínimos. As principais etapas de processamento são: preparo, pasteurização, homogeneização, resfriamento e maturação da mistura, seguida de congelamento e aeração. Desta última etapa dependem a qualidade e o rendimento do produto. O aumento do volume, devido à incorporação de ar durante o batimento, é conhecido como Overrun. Os defeitos mais comumente encontrados no sorvete