Produção de sorvete de milho
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
PROJETO DE UMA PLANTA
DE PRODUÇÃO DE SORVETE DE MILHO
Projeto dirigido ao professor Fabiano
Luiz Naves, como parte da disciplina
Projetos e Instalações na Indústria Química
Amanda Ribeiro
Henrique Facchini
Lucas Vilano
Ludimilla Alves
Vinícius Lagares
Ouro Branco - MG
2014
1. INTRODUÇÃO
1.1. HISTÓRIA DO SORVETE
1.2. IGREDIENTES
2. PROCESSO PRODUTIVO
2.1. DESCRIÇÃO GERAL Para obtermos um produto de alta qualidade, todo o processo de fabricação do sorvete de milho da empresa segue um rigoroso padrão de qualidade. Os equipamentos são todos feitos de Aço inox AISI 306, devido a sua alta durabilidade, resistência à corrosão e resistência a altas temperaturas. Todos os locais de fabricação do sorvete são mantidos sob rigorosa higiene.
2.2. DESCRIÇÃO DO PROCESSO O processo de fabricação do sorvete de milho consiste nas etapas descritas a seguir:
2.2.1. Recepção e estocagem da matéria-prima Etapa onde se verifica a qualidade de toda a matéria-prima a ser utilizada no processo. O açúcar deve estar isento de qualquer tipo de impureza e estocado em local seco e ventilado. A gordura não deve estar rancificada ou oxidada. O leite é estocado em recipientes limpos, mantido sob-refrigeração e consumido em até 48 horas. As espigas de milho verde devem estar perfeitamente limpas, passam por uma seleção manual para retirar as que apresentarem algum tipo de defeito e são encaminhadas para o preparo da polpa. A polpa é obtida das espigas após a lavagem, secagem, despalhamento, raspagem, moagem e peneiramento das mesmas. Por fim, a água deve ser potável e com baixo teor de cloro, pois o mesmo pode conferir cor menos atrativa e sabor desagradável.
2.2.2. Pesagem Os ingredientes são, então, pesados para efeito de cálculo de rendimento e se obter um bom balanceamento e controle na sua formulação.
2.2.3. Preparo da mistura A