Ines
1. INTRODUÇÃO 3
2. INÍCIO DA EDUCAÇÃO INSTITUCIONALIZADA DOS SURDOS NO BRASIL E NO MUNDO 4 2.1. A IDADE MODERNA 4 2.2. A IDADE CONTEMPORÂNEA 6 2.3. O INÍCIO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL 7
3. HISTORIA DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS 8 3.1. MISSÃO DO INES 11
4. POLITICAS PÚBLICAS 11
5. EDUCAÇÃO INCLUSIVA 12
6. LIBRAS 12
7. ENSINO NO INES 13 7.1. EDUCAÇÃO INFANTIL 13 7.2. ENSINO FUNDAMENTAL 14 7.3. ENSINO MEDIO 14 7.4. ENSINO SUPERIOR 15
8. LEIS QUE REGEM O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS 15
9. CONCLUSÃO 17
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1. INTRODUÇÃO
A educação de surdos começou a ser retratada desde a idade média, onde já havia essas preocupações de dar instruções para filhos dos nobres que, naquela época, nasciam com necessidades especiais. Na idade média, a função não era educar esses surdos e sim que o indivíduo começasse a falar.
Na idade contemporânea, começou a surgir a educação institucionalizada de surdos pela Europa e alguns países pela América.
Foi na idade contemporânea que chegou ao Brasil o instituto de educação de surdos, por solicitação de Dom Pedro II, ao professor Surdo francês chamado Eduard Huet.
Nosso trabalho vai percorrer uma trajetória histórica sobre as escolarizações dos surdos no mundo e principalmente no Brasil, destacando o INES, suas trajetórias, seus projetos, dificuldades e seus métodos de ensino, desde sua criação até os dias atuais. 2. INÍCIO DA EDUCAÇÃO INSTITUCIONALIZADA DOS SURDOS NO BRASIL E NO MUNDO.
2.1. A IDADE MODERNA
Poucos anos após 1500, começam a aparecer interessados e até mesmo defensores da capacidade dos Surdos para a aprendizagem. Mas somente no século XVI, isso fica demarcado.
Isso porque aparece, na Espanha, Pedro Ponce de Léon, um monge beneditino, contratado por famílias nobres para educar seus filhos e provavelmente futuros herdeiros reais. Nascido em