Ines
Renan Oliveira de Araujo RA: b9308-h7
1. As funções do psicólogo em uma variação psicológica surgiram numa fase que abrangeu o inicio do uso dos testes psicológicos, diferencie o psicometrista do psicólogo clinico.
R= Apesar de o psicodiagnóstico ter uma de suas bases na psicometria é muito importante saber a diferença entre o psicometrista e o psicólogo clinico. O psicometrista tem como finalidade obter dados através de seu instrumento, podendo conseguir traços ou descrições de funções, no entanto não sabe o que fazer com estas informações. Já o psicólogo não utiliza somente testes, ele alia este instrumento a outras estratégias buscando a resolução de um problema do qual conhece o contexto. O psicólogo clinico não se baseia apenas aos dados, isso é característica do psicometrista. O psicólogo define o processo do psicodiagnóstico como um processo cientifico que levanta hipóteses que serão confirmadas ou não através de “passos predeterminados e com objetivos precisos”. Ele é baseado em um acordo entre o paciente ou responsável com o psicólogo a estimativa de tempo e, a partir de dados iniciais um plano de avaliação.
2. De acordo com os conceitos de classificação simples, descrição, classificação nosológica, diagnostico diferencial, avaliação compreensiva, prevenção, prognostico, pericia forense, estabeleça quais os objetivos de uma avaliação psicológica.
R= são objetivos traçados de acordo com a demanda da consulta e/ou do encaminhamento que norteiam as hipóteses inicialmente formuladas, delimitando o campo de investigação e classificando.
3. Apresente quais os passos do processo do psicodiagnóstico e explique.
R= O ponto de partida é o encaminhamento, com pressuposição de algum problema com explicação psicológica. O esclarecimento e a organização das questões do encaminhamento são responsabilidade do