Samba
O SAMBA é um conjunto de ferramentas gratuito e de código aberto que permite o compartilhamento de arquivos e recursos entre sistemas operacionais UNIX e Windows.
Foi criado por Andrew Tridgell em meados de 1992, pela necessidade de montar um volume Unix em uma máquina DOS. Ele utilizou a análise do tráfego do protocolo NetBIOS (Network Basic Intput/Output System) e engenharia reversa sobre o protocolo SMB (Server Message Protocol), e implementou no Unix, fazendo com que o servidor Unix aparecesse como um servidor de arquivos Windows em sua máquina com DOS. Posteriormente adotou o nome Samba por questões de patentes com os proprietários dos outros protocolos, e tornou-o gratuito e open source.
Os passos a seguir fazem referência à instalação do Samba File Server na sua configuração básica, onde não há a autenticação de usuário ou serviço de controle de domínio.
Instalação: user@host:~$sudo apt-get install samba
Configuração: user@host:~$sudo nano -c /etc/samba/smb.conf
Editar linha 38, inserindo o grupo de trabalho utilizado nas máquinas onde se quer acessar a pasta compartilhada: workgroup = <NOME DO GRUPO DE TRABALHO>
(lembrar que é tudo maiúscula)
Editar linha 102, substituindo o valor 'user' por 'share' : security = share
(isso permitirá o acesso à pasta sem a necessidade de autenticação de usuário)
Inserir no final do documento os seguintes parâmetros: [share] comment = ubuntu file server share path = /srv/samba/share browsable = yes guest ok = yes read only = no creat mask = 0755 Onde: comment → descrição do compartilhamento (acima é só um exemplo) patch → é o caminho do diretório compartilhado (acima é só um exemplo) brownsable → permite que os clientes windows naveguem na pasta com o windows explorer guest ok → permite a conexão do