Gardnerella
Histórico
A gardnerella é uma infecção causada pela bactéria gardnerella vaginallis, a mesma vive na flora bacteriana de mulheres com vida sexual ativa. Ao ocorrer um desequilíbrio dessa flora, que pode ser causado por stress, baixa de imunidade ou alterações hormonais, há uma proliferação da bactéria, resultando na infecção mais conhecida como vaginose bacteriana.
Transmissão
Essa infecção só é considerada uma DST quando acomete homens. Onde seu principal contagio é o contato intimo desprotegido.
Nas mulheres não é considerada uma DST e sim primária, pois a bactéria faz parte da flora vaginal. As mesmas também podem desenvolver essa infecção, através de relações com a parceira infectada.
Sinais e sintomas
Nas Mulheres as manifestações clinicas caracterizam-se por corrimento amarelado ou acinzentado com bolhas em sua superfície,prurido,dor durante a relação sexual, a principal característica dessa doença é o odor fétido (parecido com peixe podre), podendo intensificar-se durante a relação sexual sem preservativo (devido o PH baixo do espermatozoide). Em casos de complicações a mulher pode apresentar inflamações no útero e trompas, podendo gerar infertilidade.
As manifestações clinicas no homem geralmente é assintomático, porem, ao apresentar os sintomas são caracterizados por inflamação no prepúcio e glande (balanopostite), prurido, dor ao urinar.
Diagnostico
Para o diagnostico da bactéria, é feita a cultura e observação das secreções, juntamente as manifestações clinicas.
Tratamento e profilaxia
O tratamento é feito com antibióticos como metronidazol, secnidazol, azitromicina, clindamicina, tomados via oral ou aplicação de pomadas no local. Mesmo que o homem não apresente sintomas, o tratamento deve ser estendido ate o mesmo.
Para evitar a infecção causada pela gardnerella vaginallis, é recomendado uma boa higiene intima diária; uma boa alimentação (para evitar a baixa do sistema imunológico); fazer uso de preservativos.
CENTRO