frecfdff
1426 palavras
6 páginas
ResumoO presente trabalho trata de u estudo sobre o tema vaginose bacteriana pela Gardnerella vaginalis, onde se tenta oferecer uma visão objetiva e prática do assunto ao enfermeiro. A Gardnerella vaginalis é responsável por uma das causas mais comuns de infecção vaginal em mulheres sexualmente ativas. Possui formato de bastão, sendo uma bactéria gram negativa ou gram variável, que quando corada pela técnica do Papanicolaou se apresenta na cor azul.
Introdução:
A Gardnerella vaginalis é caracterizada hoje como vaginose bacteriana uma infecção vaginal causada pela proliferação anormal das bactérias naturais da vagina, sendo a principal causa de corrimento vaginal nas mulheres em idade fértil. A vaginose está relacionada ao crescimento de várias bactérias, principalmente a Gardnerella vaginalis, que pode provocar corrimento com odor desagradável, tipo cheiro de peixe.
O microambiente vaginal possui uma complexa população, composta por bactérias aeróbias e anaeróbias, que convivem em tênue equilíbrio, e em meio a células esfoliadas, transudatos e exsudatos, conforme estímulos endógenos (níveis hormonais) ou exógenos (coito, uso de substâncias intravaginais, dispositivo intra-uterino, etc.)1. (J. E. JuniorI; D. I. M. CavalcanteII ,2004)
Objetivo:
O presente trabalho tem por objetivo descrever a Gardnerella vaginalis, abordando pontos como sua patogenia, diagnósticos clinico e de enfermagem, sinais e sintomas, fisiopatologia, causas, complicações e tratamento.
Historia:
A Gardnerella vaginalis, antes chamada de Haemophilus vaginalis, é uma bactéria em formato de bastão, sendo Gram negativa ou Gram variável e quando corada pela técnica de Papanicolaou se apresenta em azul. Ela pode estar aderida à superfície das células escamosas de