Sonia Kramer
Com base na leitura do capitulo III do livro da Sonia Kramer, responda o que é solicitado abaixo:
1. Há dois conceitos fundamentais discutidos no capitulo III do livro de Sonia Kramer, educação compensatória e marginalidade. Defina esses dois termos Educação Compensatória e Marginalidade:
2. Quais são as consequências da transposição da Educação Compensatória para o Brasil?
3. Em relação ao conceito de Marginalidade, dois aspectos estão envolvidos: a teoria funcionalista da marginalidade e o tipo de quadro explicativo que ela devolve no que se refere aos grupos marginais; o problema da marginalidade concebida como tal nos países dependentes onde as classes sociais marginalizadas são majoritárias. Explique esses dois aspectos e a relação dos mesmos com o conceito de Educação Compensatória:
4. No anexo 2 de seu livro, Kramer discute a relação entre educação infantil e cidadania. Porque o desafio da educação infantil é o desafio de trabalhar hoje pela construção da cidadania?
5. O que é fundamental para que seja concretizado o objetivo de promover educação de qualidade para todas as crianças (principio de igualdade), reconhecendo-se a diversidade das populações infantis?
6. Que elementos uma política democrática voltada para a infância deve necessariamente contemplar? Que desafios precisam ser enfrentados?
Respostas
1. Educação Compensatória é uma prática que tende a compensar as deficiências culturais do educando desde a primeira etapa da educação básica possibilitando uma suposta democratização do ensino. Segundo Sônia Kramer a partir da década de 1970, as políticas educacionais eram voltadas para sanar as questões condizentes ao fracasso escolar no primeiro grau. Sugeria-se que este fracasso, fosse oriundo da deficiência cultural e da inexperiência por parte das crianças de não tirarem proveito da escola. Nesse sentido, abre se um viés para as políticas públicas voltadas ao pré-escolar a fim sanar essas defasagens. Marginalidade é disfunção