Sondagem nasogástrica
- Verificar sempre se a sonda está na posição correcta, de acordo com ensino efectuado pelo seu enfermeiro, antes de a utilizar para administrar líquidos, ou alimentos.
- Sempre que verificar que a sonda está exteriorizada, contacte um profissional de saúde (ex.: enfermeiro). Não tente introduzir a sonda, pois poderá colocá-la em outro local que não o estômago, o que poderá colocar a pessoa em perigo (ex:. asfixia).
PROCEDIMENTO: ADMINISTRAÇÃO DE ALIMENTOS POR SONDA NASOGÁSTRICA
- Triturar os alimentos (ex.: varinha mágica) de forma a que adquiram uma consistência líquida para que a sonda não fique entupida.
- Verificar se os alimentos a serem administrados estão a uma temperatura adequada (não deveram estar a uma temperatura nem muito quente nem muito fria).
- Colocar a cabeceira da pessoa elevada, ou sentar a pessoa, antes e depois de administrar a alimentação (aguardar cerca de trinta minutos com a cabeceira elevada depois de administrar a alimentação).
- Verificar se a sonda está a um nível correcto, ou seja, se não se encontra exteriorizada.
- Retirar a tampa da sonda e introduzir uma seringa de alimentação na extremidade da mesma, evitando a entrada de ar (dobre a extremidade da sonda antes e depois de lhe adaptar a seringa de alimentação, para evitar a entrada de ar).
- Aspirar lentamente o conteúdo do estômago. Se verificar que o conteúdo presente no estômago da pessoa é superior a 100 ml, voltar a introduzi-lo, esperar cerca de uma hora e repetir o procedimento. Se assim acontecer, a pessoa ainda não digeriu os alimentos anteriormente introduzidos.
- Se verificar que o conteúdo gástrico não está a ser assimilado pelo estômago, contacte um profissional de saúde (ex.: médico).
- Se ao aspirar o conteúdo gástrico verificar pouco conteúdo (menos de 100 ml), administrar a alimentação lentamente.
- Após administrar os alimentos ou medicação à pessoa, introduzir na