Sondagem nasogastrica
A Sonda Nasogástrica é um tubo flexível de polivinil que quando prescrito pelo médico para drenagem ou alimentação por sonda, deve ser tecnicamente introduzido desde as narinas até o estômago. As sondas gástricas são empregadas principalmente nos adultos pelos seguintes motivos para descomprimir o estomago e remover gás e líquidos, lavar o estomago e remover toxinas ingeridas, diagnosticar os distúrbios da motilidade gastrointestinal e outros distúrbios, administrar medicamentos e alimentações, por um curto prazo de 3 a 4 semanas.
A maneira como ela estará instalada determinará seu objetivo. Pode ser aberta ou fechada.
Sonda Nasogástrica Aberta: Quando o objetivo é drenar líquidos intra-gástrico.
Sonda Nasogástrica Fechada: Utilizada com finalidade de alimentação, quando por alguma razão o paciente não pode utilizar a boca no processo de digestão.
As complicações da terapia nutricional enteral se relacionam basicamente com o mal posicionamento da sonda, contaminação, administração inadequada da dieta ou intolerância a algum componente da fórmula As sondas de fino calibre não prejudicam a capacidade de contração esfincteriana, diminuindo o risco de refluxo gástrico e um conseqüente risco de pneumonia aspirativa, principalmente em pacientes inconscientes ou com reflexos diminuídos. Cuidados de higiene no preparo, conservação em local limpo, com temperatura de 2 a 8º até 24 h após o preparo, bem como a troca diária do equipo e frascos de dieta, reduzem o risco de crescimento bacteriano.
Material:
Bandeja contendo:
Sonda Nasogástrica (também chamada de Levine) de numeração 14, 16, 18 (adulto)
Esparadrapo
Xilocaína gel
Gaze
Par de luvas
Seringa de 20cc
Estetoscópio
Copo com água
Toalha de rosto de uso pessoal
Caso a Sonda Nasogástrica seja aberta adicione:
Extensão
Saco coletor. Técnica:
Explicar a procedimento ao paciente;
Elevar a cabeceira da cama na posição Fowler – 45º com a cabeceira