Atps economia etapa 1 passo 1,2,3 e 4
Intodução
A correria das grandes cidades tem provocado mudanças significativas nos hábitos alimentares da população brasileira nos últimos anos. Trocou-se a hora do almoço em casa pelo famoso prato feito (PF), pela comida no peso dos self-services e pelos sanduíches dos fast-food.
O hábito pode trazer problemas à saúde, como a obesidade e outras doenças com origem na ingestão de alimentos muito calóricos, com excesso de açúcar e sal. Mas é possível comer com qualidade na rua, com uma escolha adequada do cardápio. É o que asseguram os profissionais de saúde.
Primeiramente, o que é food service? Food Service é toda área responsável por produção e por distribuição de comida fora do lar. Vale ressaltar que o mercado de Food Service no Brasil é um dos setores que mais cresce no país, – por isso, por vezes comentamos aqui no blog sobre buffets em padarias e outras inovações food service para à área.
O acréscimo no setor de food service no Brasil está diretamente ligado aà distância entre o trabalho e a casa. Isto impede que o trabalhador possa fazer refeições em seu domicílio. Outro aspecto ligado ao crescimento do food service é o aumento da renda familiar brasileira. Atualmente, cerca de um terço do orçamento das famílias já é gasto com food service no Brasil.
Informações sobre o mercado consumidor
Visto como canal de venda da indústria da alimentação, o Food Service cresce acima da taxa da economia brasileira. O setor conta com mais de 1,4 milhões de estabelecimentos em operação ativa. A média de novos estabelecimentos de Food Service ao ano é de 2%. E ela tem crescido neste ritmo faze dez anos. Estima-se ainda que 23% da distribuição do canal Food Service está para restaurantes comerciais, 15% para padarias e 18% para bares, lanchonetese fast food (dados de 2012). Com toda certeza é um setor com grande potencial de expansão.
O momento benéfico para o mercado de Food Service no Brasil. A vida moderna, por exemplo, tem