Sondagem vesical e nasogástrica na criança
Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. Os aspectos psicológicos, crescimento e maturidade ainda estão se formando, portanto são seres frágeis que merecem uma atenção diferenciada e é esta diferença que será mostrada no decorrer do trabalho, levando- se em consideração várias abordagens, como por exemplo, procedimentos invasivos (sondagem vesical e sondagem nasogástrica), principais dermatites que acometem as crianças e infecções do trato urinário mais presentes no cenário dos mesmos.
PALAVRAS- CHAVE: Criança, sondagem nasogástrica, sondagem vesical, dermatite, infecção, trato urinário.
ABSTRACT
A child is a human being at the beginning of its development. Psychological aspects, growth and maturity are still forming, so they are fragile beings who deserve a special attention and it is this difference which will be shown in this work, taking into account various approaches, eg, invasive procedures (urinary catheterization and nasogastric probe), chief dermatitis affecting children and urinary tract infections in the present scenario most of them.
KEY WORDS: Child survey nasogastric, bladder catheterization, dermatitis, infection, urinary tract.
INTRODUÇÃO
Existem inúmeras razões para a internação de crianças e adolescentes em uma unidade hospitalar. Sabe- se que cuidar de uma criança ou adolescente hospitalizado constitui- se um desafio para o profissional de saúde verdadeiramente comprometido. Além do preparo técnico- científico e da habilidade de estabelecer um relacionamento efetivo com a criança e o adolescente, é necessário algo mais. Sua atuação não pode restringir- se apenas ao contexto hospitalar. O enfermeiro precisa direcionar seu foco de atenção também para as necessidades da família (SABATÉS e ALMEIDA, 2008).
Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. Os aspectos psicológicos, crescimento e maturidade ainda estão se formando, portanto são seres frágeis que