Oxigenoterapia
1 - Defina oxigênoterapia e sua finalidade Oxigênoterapia consiste na administração de O2 em concentração de pressão superior a encontrada no ambiente para corrigir e atenuar deficiência de O2 ou hipóxia também tem a finalidade de fluidificar secreções, facilitar expectoração e promover bronco dilatação.
2-Quais os sinais que determinam a ocorrência de hipóxia no indivíduo? Sinais respiratórios como taquipinéia (respiração rápida) respiração laboriosa (retração intercostal, batimento de asa de nariz) e cianose progressiva. Sinais cardíacos como taquicardia (precoce), bradicardia, hipotensão e parada cardíaca (subsequente aos sinais respiratórios). Sinais neurológicos: inquietação, confusão, prostração, convulsão e coma.
3-Quais são os meios de fornecimento de O2 Cânula nasal, cateter nasal, máscara facial e ventilador mecânico.•.
4- Explique o uso da cânula nasal ou mascara nasais suas vantagens e desvantagens. É empregado quando o paciente necessita baixa concentração de O2. É um meio simples de aplicar oxigeno terapia, tendo como vantagem permitir que o paciente converse e se alimente sem a interrupção do fluxo de oxigênio, mais confortável que o cateter nasal e mais econômico, pois não necessita remoção e facilita manter-se na posição. As desvantagens desse meio são desconhecimento da quantidade de oxigênio inspirado, a difícil aceitação pelas crianças pequenas, não permite a nebulização e não pode ser usados por pacientes cm problemas nos condutores nasais.•.
5- Qual a finalidade do cateter nasal? Explique suas vantagens e desvantagens. Oferta baixa quantidade de oxigênio para atenuar e corrigir a oxigenação dos tecidos é fácil de aplicar, econômico e utiliza dispositivo simples, pois provoca desconforto, não permite nebulização e necessita o revezamento de narinas a cada 8 horas.
6- Quais são as recomendações de segurança necessárias ao aplicar a oxigeno terapia?
Como o O2 é um gás relativamente combustível recomenda-se