Protocolo
Protocolo
Determinação experimental dos constituintes do leite
Introdução
Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos.
O leite contém diferentes grupos de nutrientes. As substâncias orgânicas (glícidos, lípidos, proteínas) estão presentes em quantidades mais ou menos iguais e constituem a principal fonte de energia. Estes nutrientes dividem-se em elementos construtores, as proteínas, e em compostos energéticos, os glícidos e os lipídios.
O leite é a base de numerosos laticínios, como a manteiga, o queijo, o iogurte, entre outros. É muito frequente o uso de derivados do leite nas indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas, em produtos como o leite condensado, leite em pó, soro de leite, caseína ou lactose. O leite dos mamíferos marinhos, como, por exemplo, das baleias, é muito mais rico em gorduras e nutrientes que o dos mamíferos terrestres.
Objetivos
O objetivo desta experiencia é identificar os constituintes do leite. Que são água, prótidos, cloretos, açúcares redutores (glicose), lípidos e amido.
Material
- tubo de ensaio - suporte para tubos de ensaio
- pipetas - pinça de madeira
- sulfato de cobre anidro * leite
Água (H2O)
A água é uma substância essencial à vida. A vida na Terra pode ter-se originado na água. Muitos organismos ainda vivem nela e na constituição das células vivas, bem como nos espaços intercelulares, existe também muita água. Contudo, apesar da sua importância vital para os organismos vivos, a água tem uma estrutura molecular simples. Quando um dos átomos de hidrogénio de uma molécula de água, com carga local positiva, se situa perto do átomo de oxigénio de outra molécula de água que tem uma carga local negativa suficientemente forte, a força de atração entre esses átomos origina uma ligação que recebe o nome de ligação hidrogénio. A