Protocolos
Nos drivers de protocolo fica o código das várias opções de protocolos de comunicação disponíveis na estação. Alguns exemplos de drivers de protocolo são: o TCP/IP, o SPX/IPX, o NetBeui,... Os drivers de protocolo definem a interface usada pelas aplicações distribuídas para intercâmbio de dados.
TCP/IP
Um driver TCP/IP constitui-se de uma implementação do protocolo de nível de rede Internet Protocol, e do protocolo de nível de transporte Transmission Control Protocol, ambos definidos na arquitetura Internet.
A grande motivação do uso do driver TCP/IP pelos sistemas operacionais de redes, é que ele permite a interligação da rede local com outras redes locais, metropolitanas ou geograficamente distribuídas, desde que sejam todas compatíveis com a arquitetura Internet TCP/IP.
IPX/SPX
O driver IPX/SPX contém os protocolos básicos dos sistemas operacionais de redes da Novell. Os protocolos IPX/SPX baseiam-se em protocolos que fazem parte da pilha de protocolos XNS (Xerox Network Systems) desenvolvida pela Xerox.
O protocolo IPX (Internetwork Packet Exchange) é o protocolo usado pela Novell para o nível de rede. O IPX fornece um serviço datagrama não-confiável a seus usuários (normalmente o SPX), isto é, seus pacotes são transmitidos sem que seja necessário estabelecer conexões e não são reconhecidos pelo destinatário. Os endereços IPX são formados por três componentes: o endereço de rede onde está conectada a estação, o endereço da estação na rede e o endereço de uma porta (socket) que identifica o processo que está executando na estação que enviou ou que irá receber o pacote. O IPX implementa um esquema de roteamento inter-redes (todas elas usando o IPX), baseado em tabelas de rotas localizadas nos gateways.
O SPX (Sequenced Packed Protocol) é o protocolo usado pela Novell para o nível de transporte do RM-OSI. O SPX implementa um serviço de circuito virtual, ou seja, mecanismos de controle de erro, de fluxo e de sequenciação. O SPX