Protocolo
Nº 01
Elaborado por:
Arlen Ramos
Wilhma Alves
Ubiratam Lopes
Última revisão:
03/08/2011
Revisores:
Manoel E. Macedo
Ubiratam Lopes
Wilhma Alves
Frederico Willer
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR – APH
DEFINIÇÃO:
É o atendimento realizado fora do ambiente hospitalar de natureza clínica e/ou traumática, caracterizado por chegar à vítima no menor tempo possível, realizar manobras essenciais para estabilizá-la e removê-la o mais rápido possível, de maneira segura, a um serviço receptor adequado.
EQUIPE DE SALVAMENTO: As manobras realizadas por essa equipe visam retirar as vítimas de uma situação hostil. Ex: Incêndios, soterramentos, presas a ferragens e outros. Sua característica principal é retirar a vítima e levá-la para uma área segura possibilitando o trabalho da equipe SBV.
USB (Unidade de Suporte Básico): Sua característica principal é atender a vítima sem execução de procedimento médico invasivo e prestar cuidados básicos para suporte à vida.
USA (Unidade de Suporte Avançado): Sua função principal é atender a vítima, qualquer que seja seu prognóstico, através de procedimentos básicos e avançados por meio de ações, equipamentos e fármacos.
RECURSOS UTILIZADOS NO APH
Recurso material
Ambulância: equipada para atender todo e qualquer tipo de ocorrência.
__________________________________________________________________________________
Pág. 01
É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo deste protocolo sem prévia autorização sob pena de sofrer as penalidades previstas nas leis de direitos autorais.
Equipamentos de Primeiros Socorros.
O Check List deve ser realizado de acordo com protocolo nas unidades USB e USA pelos componentes da unidade: USB (Técnico em Enfermagem e Condutor
Socorrista); USA (Médico, Enfermeiro e Condutor Socorrista).
Classificação dos equipamentos e materiais:
1. Equipamentos de comunicação móvel e portátil: autotrack, rádio HI fixo e móvel e telefone celular.
2. Equipamentos para segurança no local do acidente:
a)