sondagem nasogastrica
Sumário
Introdução
Objetivo da Sonda Nasogástrica
Tipos de sonda
Material
Técnica
Comprovação do correto posicionamento
Como diminuir o desconforto na instalação?
Bibliografia
2
3
4
5
7
8
10
11
13
Introdução
A Sonda Nasogátrica é um tubo de polivinil que quando prescrito, deve ser tecnicamente introduzido desde as narinas até o estômago. Sua finalidade está associada à maneira com ficará instalada no paciente.
A sonda nasogástrica é um equipamento de uso médico de muita importância. Ela pode servir tanto para alimentar pacientes que não conseguem realizar a deglutição como para drenagem dos líquidos do estômago (em casos de intoxicação ou cirurgias, por exemplo). O uso de sondas como alternativa de nutrição para aqueles pacientes que não conseguem se alimentar sozinhos já é muito antigo. Diz-se que os egípcios já utilizavam sondas retais para tal finalidade. Porém, com o passar dos anos, essa técnica foi evoluindo e atualmente as sondas nasogástricas ou nasoenterais (do nariz até o duodeno) são os tipos mais comuns.
A sonda é um equipamento que consiste basicamente em um tubo com duas aberturas para comunicação entre o interior e o exterior do corpo do paciente. Os materiais utilizados no procedimento de colocação de uma sonda nasogástrica são bastante simples. Além da sonda, utilizam-se luvas, esparadrapo, seringa, gaze, estetoscópio e um gel anestésico. É fundamental, assim como em qualquer procedimento médico ou cirúrgico, o cuidado com a assepsia e a higiene.
Estima-se que aproximadamente 1 milhão de sondas nasogástricas (NG) são instaladas anualmente em adultos e crianças nos Estados Unidos.
No Brasil não se dispõe de tais dados, mas acredita-se que este procedimento seja comum na maior parte das instituições prestadoras de serviços de assistência à saúde.
3
Objetivo da Sonda Nasogástrica
A maneira como ela estará instalada determinará seu objetivo. Pode ser aberta ou fechada. Sonda Nasogátrica