Somalia
Disciplina: Geografia C
Professor: José Fidalgo
Ano: 2012/13
Trabalho realizado por: Jéssica e Vanessa
12ºC
Introdução:
No âmbito da disciplina de Geografia C, foi-nos proposto fazer um trabalho, no qual teríamos de escolher um conflito de entre alguns que o professor propôs. Nós escolhemos o conflito da Somália. A razão da escolha foi essencialmente a localização do país em questão (ou seja, por ser um país do continente africano), no qual tivemos em consideração as más condições de vida naquela região.
A finalidade deste trabalho é saber mais sobre o conflito somali, como por exemplo a sua origem, o que se passou ao longo dos anos em que esteve ativo, que países intervieram, que ajudas humanitárias foram dadas aos seus habitantes e se já se encontra extinto.
Esperamos ter feito um trabalho com qualidade, e que tenhamos atingido as nossas expectativas e a do professor da disciplina, José Fidalgo.
Resenha histórica do conflito:
A guerra na Somália teve origem na disputa do controlo do país e foi iniciada em 1991. Começou oficialmente a cerca de 20 de Julho de 2006, envolvendo as forças da Etiópia e do Governo Federal de Transição Somaliana (GFT) contra a “organização Guarda-Chuva” islamita somaliana e ainda contra a União das Cortes Islâmicas (UCI).
As tropas etíopes, apoiadas pelos EUA, invadiram a Somália para auxiliar o Governo Federal de transição em Baidoa.
Pouco depois, o líder da UCI, Hassan Dahir Aweys, afirmou: "A Somália está em estado de guerra, e todos os somalianos devem participar desta resistência contra a Etiópia.” No dia 24 de Dezembro de 2006 a Etiópia declarou que passaria a combater ativamente a UCI.
Segundo Meles Zenawi (primeiro-ministro da Etiópia) o país teria entrado no conflito por causa das ameaças que sofria face às suas fronteiras. "As forças de defesa etíopes foram obrigadas a entrar em guerra para proteger a soberania da nação", afirmou. "Não estamos