Somália e quênia
Somália e Quênia
2011
Introdução
Os países Somália e Quénia ficam localizados em Corno de África. Eles Fazem fronteira com o Djibuti no noroeste, Quênia no sudoeste, e o Golfo de Aden. São conhecidos oficialmente como República da Somália.
Na antiguidade, conhecido como República Democrática da Somália, foi um importante centro de comércio com o resto do mundo antigo. Seus marinheiros e mercadores eram os principais fornecedores de incenso, mirra e especiarias.
Historia
Um dos marcos de sua historia é o golpe de Estado do ano de 1969, porém esse golpe não foi planejado. Em 15 de Outubro de 1969, um dos guarda- costa do presidente Shermarke e do primeiro ministro Igaal, o matou a tiros (O assassino afirmou ter sido mal tratado pelo presidente). Após o presidente ser morto fora do seu país, Igaal voltou para Mogadíscio.
Em 21 outubro 1969, a escolha de Igaal para uma das unidades do exército, com a cooperação das polícias, sobre os pontos estratégicos em Mogadíscio e arredondaram-se acima dos oficiais de governo e de outras figuras política.
Embora não considerado como o autor do golpe militar, o comandante do exército, Major General Salad Gabeire Kediye e Mohamed Siad Barre, assumiu a liderança dos oficiais do governo civil.
Em 18 de maio de 1991, o norte do país declarou sua independência como Somalilândia; embora de fato independente e relativamente estável comparasse aos tumultos no sul, não foi reconhecido por nenhum governo estrangeiro.
Em abril de 1992 a Operação das Nações Unidas na Somália I (UNOSOM I) foi a primeira parte de um esforço liderado pelas Nações Unidas (ONU) para proporcionar, facilitar e proteger a ajuda humanitária na Somália e também para monitorar o cessar-fogo, alcançado por uma primeira mediação da ONU na Guerra Civil da Somália, conflito no início de 1990.
Em 26 de dezembro de 2004, uma das catástrofes