Conflitos na somália
De 2006-2009, a Força de Defesa Nacional da Etiópia estava envolvida no conflito. O governo da Somália declarou o estado de exceção em junho de 2009, solicitando apoio internacional imediato, e a intervenção militar dos países vizinhos do Leste Africano.SOMALIA, À ESPERA DE CAMBIOS
Somalia fez-se tristemente famosa pelas fomes e os conflitos entre clãs pela obtenção do poder e que obrigaram à ONU em 1992 a tomar o controle do país.
O principal atrativo de Somalia, suas extensissimas praias, fica opacado pela perigosidade que hoje implica aproximar-se a um território em permanente estado de guerra civil.
Localização Geográfica
Somalia tem uma extensão de 637.000 quilômetros quadrados, e está situada ao leste do continente, no chamado "Chifre da África". Limita-se pelo norte com Yibuti e o Golfo de Adén, pelo leste com o Oceano Indico, pelo sul com a Quênia e pelo oeste com a Etiôpia.
Ao norte e nordeste existe uma região montanhosa, mas a maior parte do país é um planalto. Para o oeste começa a Cordilheira de Golis, onde ficam as maiores altitudes do país (Surude Ad, 2.408 metros).
Flora e Fauna
O terreno semi-desértico e as elevadas temperaturas não permitem uma vegetação abundante, e reduzem a fauna a espécies como camelos, ovelhas e cabras.
História
A costa somalí fez em seu tempo parte da extensa rede árabe de comércio pelo Oceano Índico. A sua prosperidade ficou estragada quando os portugueses descobriram a Rota à Índia através do Cabo de Boa Esperança.
A princípios do século XX, Somalia