Ensaio Introdução às RI - Guerra Civil da Somália (1990)
INEST
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Introdução às Relações Internacionais
Professor:
Alunx:
Ensaio sobre a Guerra Civil na Somália (1991)
1 Introdução
O assunto em questão é a intervenção das Nações Unidas na República da Somália, que teve como objetivo aliviar as crescentes crises humanitárias no país. A situação foi caracterizada por grande fome e anarquia com o colapso do regime do presidente Siad Barre em janeiro de 1991 produzindo um vácuo de poder contestado por inúmeros grupos na Somália, resultando em hostilidades graves na capital Mogadíscio e se espalhando por todo o resto do país.
Mortes em massa, a destruição, a desnutrição e as doenças decorrentes da desnutrição se seguiram, obrigando milhares de civis a fugir de suas casas e procurar refúgio em estados vizinhos. Alarmados com a deterioração da situação, as Nações Unidas tentaram intervir com ajuda humanitária, enquanto a estabilização da situação política para a restauração da paz. Várias iniciativas foram realizadas pela ONU, nomeadamente a criação da Força Tarefa Unificada (UNITAF), a UNOSOM (Operação das Nações Unidas na Somália) I e UNOSOM II.
A UNOSOM I foi criada em 24 de abril de 1992, por Resolução 751 do Conselho de Segurança da ONU. Seu principal objetivo era monitorar os acordos de cessar-fogo na Somália e proteger os comboios humanitários. Seus esforços foram prejudicados por brigas e mortes persistentes, o que levou os Estados Unidos a iniciar e estabelecer uma missão independente, mas apoiada pela ONU, chamada UNITAF. Era uma força-tarefa composta por 24 estados liderados pelos EUA, que organizava e entregava ajuda humanitária. No entanto, a ausência de um governo central incentivou a violência contínua por toda a Somália, e a UNOSOM teve recursos insuficientes para enviar mais tropas. Assim, o Conselho de Segurança da ONU se expandiu da UNITAF para UNOSOM II, concedendo- lhe um mandato do Capítulo VII para impor o desarmamento e a reconciliação.
O