SINTESE 2 INST
A glória do G.´.A.´.D.´.U
Venerável Mestre, Venerável Mestre de Honra, Ir.’. Primeiro Vigilante, Ir.’. Segundo Vigilante Mestres
Instalados, Mestre, Companheiros, Apr.’.
Meus Irmãos:
Venho por meio desta Prancha de Arquitetura expressar uma síntese do que aprendi com a segunda instrução no grau de Comp.´. M.´.
PRANCHA DE ARQUITETURA – 2ª INSTRUÇÃO COMPANHEIRO MAÇOM
O presente trabalho visa tecer considerações acerca da 2ª Instrução de Companheiro Maçom.
Como continuação dos ensinamentos adquiridos no grau de aprendiz maçom, bem como na 1ª instrução do grau de companheiro, esta 2ª instrução remete aos conhecimentos teóricos que obrigatoriamente devem ser objetos de estudos e compreensão.
O Companheiro
Todo Mestre está apto para orientar os seus “discípulos”, que são os Aprendizes e Companheiros; assim, é de competência aos Mestres da Loja de Companheiros elaborarem os planos de estudo e de trabalho teórico, a fim de possibilitar que os Companheiros, possam, com os conhecimentos que já possuem, transformar os planos em obras.
O desejo de conhecer os mistérios da Natureza e da Ciência, não significa “curiosidade”. A
“curiosidade” poderia ser de um profano, mas jamais de um iniciado e sobre tudo, de um Companheiro.
“Desejo”, aqui, é sinônimo de “fome”; o Companheiro necessita de alimento para o seu crescimento, e o alimento lhe é fator vital.
Além dos “mistérios” da Natureza e da Ciência, o Companheiro deseja penetrar no hermetismo da letra hebraica iod.
Da mesma forma, para o cristão consciente e estudioso, o conhecimento dos Evangelhos, lhe dará vantagem sobre aqueles que irão encontrar, somente nas Lojas, as notícias, as novidades, e explicação de muitos símbolos, posto os Evangelhos tenham estado à sua disposição, desde a meninice. A letra G”
O significado da letra G é profundo, o Venerável Mestre não questiona o Primeiro Vigilante sobre todos os aspectos da letra G, mas, apenas, quatro.
Geometria,