Extensometria
EXTENSOMETRIA
Itajubá, 03 de Maio de 2012INTRODUÇÃO
Utilizando sensores de deformação podemos analisar experimentalmente as tensões em determinados pontos de interesse em componentes mecânicos, elementos estruturais, ou ainda caracterizar o comportamento das cargas utilizando-se de células de cargas. Os sensores são equipados de uma resistência elétrica muito pequena e sensível à deformação. Estes transformam a deformação sofrida pelo componente em um sinal elétrico, que por sua vez é analisado sob forma de tensão na qual o material está sujeito.[1] Foram realizados dois ensaios, um ensaio de 3 pontos e um ensaio de tração simples, de modo que fosse calculado o módulo de elasticidade e o módulo de Young. O extensômetro utilizado foi do tipo strain-gage.
OBJETIVO
O objetivo deste laboratório é encontrar por meio de ensaio de flexão o módulo de elasticidade do material, e por meio de ensaio de tração, com o extensômtro strain-gage, calcular o fator de ganho e o coeficiente de Poisson.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO Strain-Gage
O extensômetro elétrico ou strain-gage é um resistor elétrico composto de uma finíssima camada de material condutor, depositado sobre um composto isolante. Este é então colado sobre a estrutura em teste. Como o strain-gage é sensível às deformações oriundas das cargas presentes na estrutura, pode-se então estudá-las, medindo o comportamento de deformação no corpo. As tensões mecânicas são calculadas, considerando as deformações e seu estado de orientação geométrica na peça. Desta forma é possível ter diversos tipos de estruturas que sejam sensíveis aos muitos parâmetros físicos a estudar como carga, pressão, deslocamento e vibração.[2]
O instrumento de medida utilizado na medição da tensão é baseado na utilização da ponte de Wheatstone (figura 1). Este é um circuito sensível à pequena variação de resistência elétrica.
Figura 1 – Ponte de WheatstoneO procedimento é simples, quando o componente