Relatorio De Extensometria
No laboratório foi utilizada uma balança de precisão para aferir a massa de diversos discos de material desconhecido. Como o valor da massa de cada disco nos foi fornecida, será possível comparar os resultados obtidos com os valores reais do mesmo.
Como inicio será necessário conhecer o principio de funcionamento da balança, ela é baseada na conversão de uma deformação em uma diferença de potencial, que é detectado devido à ponte de Wheatstone conectada ao extensômetro que este colado na haste abaixo da bandeja da balança.
No caso da balança foi utilizada uma ponte inteira de Wheatstone, abaixo segue ilustração desta ponte.
De maneira simplificada a ponte é composta por uma fonte que fornece um Vin, um voltímetro e quatro resistores, sendo três resistores conhecidos e ajustáveis.
Para saber a resistência do resistor desconhecido, os outros três resistores são ajustados para que a corrente elétrica medida no galvanômetro seja nula, com a resistência calculada no resistor desconhecido é possível saber a deformação sofrida no extensômetro.
Resumidamente a ponte de tem como finalidade a determinação das mudanças relativas na resistência. Como no caso da balança a interesse é na força aplicada sobre a balança, os valores utilizados no final serão as correntes de saída e de entrada, sendo possível calcular o peso da forma: (Vin/Vout) = ¼[(∆R1/R1)-(∆R2/R2)+( ∆R3/R3)-( ∆R4/R4)]; Como ∆R/R = kε; temos Vout/Vin = k/4*(ε1+ε2+vε3); Vout/vin = (k/4)*(2,6*ε) e por fim F = (4*A/2,6K*E)*(Vou/Vin)