Capa
Relatório
Análise Experimental de uma Estrutura Articulada Plana Utilizando Extensometria Elétrica de Resistência
Ano Letivo 2014-2015
Introdução e Objetivos
1. As estruturas articuladas planas são um dos tipos de estruturas mais usados na engenharia. Estas estruturas possuem um campo de aplicação estremamente vasto.
2. Alguns dos exemplos mais comuns são as pontes, telhados, dispositivos de elevação como as gruas, entre outros.
3. Os métodos de cálculo para estas estruturas consitem num modelo físico, sendo necessário uma verificação experimental da análise teórica previamente realizada. Isto porque o modelo pode ou não estar de acordo com a realidade.
4. Devido à sua fiabilidade e elevada exactidão, a extensiometria eléctrica de resistência é uma das técnicas mais utilizadas no processo de análise experimental de tensões.
5. Esta técnica tem a capacidade de determinar extensões segundo uma certa direcção, baseando-se na variação de resistência eléctrica de um transdutor adequadamente fixado ao elemento estrutural que se pretende analisar.
6. O objectivo principal deste trabalho laboratorial é proporcionar aos alunos uma oportunidade para uma familiarização com a técnica da extensiometria eléctrica de resistência.
7. Procedendo os mesmos à realização de cálculos analíticos das extensões na direcção axial dos elementos de uma certa estrutura articulada plana. Realizando por fim uma comparação qualitativa dos resultados obtidos experimentalmente.
Estruturas Articuladas Planas
Uma estrutura articulada plana pode ser definida como um conjunto de elementos contidos no mesmo plano ligados entre si por articulações sem atrito, sujeita a forças aplicadas exclusivamente nessas mesmas nas articulações. Como consequência desta definição, cada elemento da estrutura está sujeito apenas a esforços axiais. Os elementos estruturais assim solicitados, designam-se por barras.
Os métodos de cálculo mais usados para a